Seguidores do Blog

Fale conosco: (53) 99195.8558 e 999033712 Rua Carmem Miranda, 756 Pelotas/RS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Saiba mais sobre os Ramos do GEVP


Lobinho 
É o ramo dos Escotismo para as crianças de 7 a 10 anos de idade de ambos os sexos. As idades podem variar dependendo do amadurecimento da criança e sua fase de desenvolvimento. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo,  em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jângal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe é chamado de Akelá e seus assistentes podem ser  de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".
A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior. Antes de completar 11 anos o lobinho fará a cerimônia de passagem para a Tropa Escoteira, na qual despede da Alcateia.

Escoteiro
É o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e  sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade.
A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. 
Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação, Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha.
Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo sub-monitor. Esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma “corte de honra”.
Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia,  o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

Sênior/Guia
É o ramo escoteiro em que ficam os jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do sênior e da guia visam aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e social. É introduzido valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.
       A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina)  é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.
               Na Tropa Sênior/Guia ficam os jovens numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos, valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros é bastante distante da Tropa Escoteira, pois os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes. A Tropa Sênior/Guia normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior/Guia sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida. Para quem ainda não chegou lá, boa sorte e aproveitem muito se tiverem a oportunidade!
        Antes de completar 18 anos de idade, o sênior ou a guia é encaminhado para o Clã Pioneiro, o jovem passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa Sênior/Guia.

Clã Pioneiro
É o ramo escoteiro em que ficam os jovens adultos de 18 a 21 anos incompletos de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do pioneiro ou da pioneira visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço a comunidade e o exercício de cidadania com base nos valores da Promessa e Lei Escoteira. O lema pioneiro é SERVIR.
        A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã. o Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto.
        O Clã é orientado por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que podem ter seus assistentes. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. O Mestre Pioneiro detém o poder de veto, que deverá exercitar em casos excepcionais de forma a balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: