Seguidores do Blog

Fale conosco: (53) 99195.8558 e 999033712 Rua Carmem Miranda, 756 Pelotas/RS

domingo, 22 de março de 2015

CURIOSIDADES ESCOTEIRAS

APERTO DE MÃO
Muitas pessoas se perguntam  porquê os escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda (sendo que o mais comum de ver é pessoas se cumprimentando com a mão direita) e existe ainda outro diferencial: alem de ser com a mão esquerda, os nossos dendos mínimos se entrelaçam.
Toda vez que encontramos um escoteiro, é assim que nos cumprimentamos, 
e essa é uma forma de nos identificarmos, 
existe uma lenda com a explicação desse gesto
       O Aperto de Mão Escoteiro é feito usando à mão esquerda e com os dedos mínimos entrelaçados. Sua origem vem de tribos indígenas da África. Em 1895 quando B.P. derrotou a Tribo Ashantis, na África, se encontraram para uma celebração de paz, estendeu a mão direita ao Chefe da Tribo, como de costume na Europa. Mas para a surpresa de Baden-Powell, Prepeh, o líder da tribo, lhe estendeu a mão esquerda e disse: Senhor, em minha terra os guerreiros mais bravos cumprimentam-se com a mão esquerda, largando para isto o escudo.
            Baden-Powell ficou fascinado, e por isso pediu para que o chefe lhe explica-se de onde esse tipo de aperto de mão tinha surgido. Então o Chefe Prepeh explica:
Há poucos anos atrás, quando estávamos em guerra com as tribos da região, não conseguíamos distinguir aliados de inimigos, então para facilitar criamos o seguinte código: quando encontrarmos um de nossos aliados para cumprimentá-lo tiramos nosso escudo, mostrando que não o tememos, e cumprimentamos. (Prepeh 1895).
            Então a partir desse acontecimento B.P. passou a usar esse cumprimento no Escotismo, mostrando que todos os escoteiros são aliados. Hoje esse cumprimento é tradicional e usado em todos os países que sediam o Escotismo.
Já o entrelaçar dos dedos mindinhos alguns dizem que é invenção brasileira, porque somos uns dos poucos países que o utiliza. Na época da 2ª Guerra Mundial, Hitler acabou com o Escotismo na Alemanha e criou a Juventude Hiterlista para servir apenas aos seus propósitos. Apesar da proibição, os escoteiros passaram para a clandestinidade e criaram o entrelaçar de dedos para se identificar naquela época de repressão. 


SAUDAÇÃO ESCOTEIRA
Em todas as esferas, todos os membros do movimento escoteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saúdam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar. A saudação também é realizada para cumprimentar autoridades, durante cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. A posição dos dedos, é a do sinal escoteiro, mas ligeiramente de lado a frente da testa.

SINAL ESCOTEIRO
Com os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escoteira ( Deus, Pátria e o Próximo), e o polegar se sobrepondo ao mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco. 

A FOR DE LIS
 
A maioria dos escoteiros sabem que a flor-de-lis é o símbolo do Escotismo, mas poucos saberão responder porque esta flor foi escolhida. Então vamos aprender!
Escolhida por Baden Powell, a flor-de-lis pareceu pela primeira vez como símbolo do Escotismo em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa, no primeiro acampamento realizado em Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra.
Mas porque B-P escolheu esta flor como símbolo do Movimento que ele havia criado?
Antigamente, a flor-de-lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, B-P chegou à conclusão de que a flor-de-lis representava o sentido de direção;
e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o Escotismo.
Hoje a flor-de-lis representa o Escotismo, identificando todos os países que pertencem à Fraternidade Mundial.
A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional é colocado junto à flor-de-lis. No Brasil, o Selo da República, com circulo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para esse fim. Sob a flor-de-lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, há um nó, cujo objetivo é lembrar a boa ação diária que devemos fazer em benefício de alguém, sem outra recompensa que a de nos sentirmos úteis.
A simbologia da flor-de-lis é toda ela baseada em valores como fraternidade, dever para com o próximo e união.
A propósito, as pétalas que a compõem representam os três dedos da saudação escoteira, que lembram os deveres do Escoteiro para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo. Ilustrando o distintivo de maior graduação no escotismo: ESCOTEIRO DA PÁTRIA, a flor-de-lis representa o ideal de vida de todo escoteiro e resume, em sua imagem, os valores de excelência na vida profissional, no relacionamento com as pessoas, enfim, em todas as atitudes que refletem seu caráter integro e humanitário.

Mas a flor-de-lis representa também o esforço de FAZER O MELHOR POSSÍVEL, o compromisso de ESTAR SEMPRE ALERTA e a alegria de SERVIR; esses três lemas conjugam os ideais do escotismo mundial em suas diversas etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: