APERTO DE MÃO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1Wh3PVDqyd7G3cPdKWq_ucmXdRH1rBYM1a_uvfG1QiXQxmO-XHPRDiCum4NElQTNjj4GVE6XlXgfsUtGr5X92weZosq9tMR1kncPtyZBs39Y_xxyYAAPlyL_zDpakRyyJyWmUuGSGKUE/s200/cumprime%5B4%5D.jpg)
Muitas pessoas se perguntam porquê os escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda (sendo que o mais comum de ver é pessoas se cumprimentando com a mão direita) e existe ainda outro diferencial: alem de ser com a mão esquerda, os nossos dendos mínimos se entrelaçam.
Toda vez que encontramos um escoteiro, é assim que nos cumprimentamos,
Toda vez que encontramos um escoteiro, é assim que nos cumprimentamos,
e essa é uma forma de nos identificarmos,
existe uma lenda com a explicação desse gesto
existe uma lenda com a explicação desse gesto
O Aperto de Mão Escoteiro é feito usando à mão esquerda e com os dedos mínimos entrelaçados. Sua origem vem de tribos indígenas da África. Em 1895 quando B.P. derrotou a Tribo Ashantis, na África, se encontraram para uma celebração de paz, estendeu a mão direita ao Chefe da Tribo, como de costume na Europa. Mas para a surpresa de Baden-Powell, Prepeh, o líder da tribo, lhe estendeu a mão esquerda e disse: Senhor, em minha terra os guerreiros mais bravos cumprimentam-se com a mão esquerda, largando para isto o escudo.
Baden-Powell ficou fascinado, e por isso pediu para que o chefe lhe explica-se de onde esse tipo de aperto de mão tinha surgido. Então o Chefe Prepeh explica:
Há poucos anos atrás, quando estávamos em guerra com as tribos da região, não conseguíamos distinguir aliados de inimigos, então para facilitar criamos o seguinte código: quando encontrarmos um de nossos aliados para cumprimentá-lo tiramos nosso escudo, mostrando que não o tememos, e cumprimentamos. (Prepeh 1895).
Então a partir desse acontecimento B.P. passou a usar esse cumprimento no Escotismo, mostrando que todos os escoteiros são aliados. Hoje esse cumprimento é tradicional e usado em todos os países que sediam o Escotismo.
Já o entrelaçar dos dedos mindinhos alguns dizem que é invenção brasileira, porque somos uns dos poucos países que o utiliza. Na época da 2ª Guerra Mundial, Hitler acabou com o Escotismo na Alemanha e criou a Juventude Hiterlista para servir apenas aos seus propósitos. Apesar da proibição, os escoteiros passaram para a clandestinidade e criaram o entrelaçar de dedos para se identificar naquela época de repressão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCFdZQWIFZK4NBBvzKmEtWiJu3DeuVdda7KaIRU5lRoP0x7_Y_uY40VmJspBK982OFImNf4hx9WMaqV9VvdvHuTrhV1xI69om25utHAoKzYWHqx26B5ecTsTWxBgkjiP23KUSvvGEkbXQ/s320/581248_428630937168374_1650737067_n.jpg)
SAUDAÇÃO ESCOTEIRA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnXFuDy0y0YdLp4vzdAr-GS2T19uHnqu7rdK80aWymvF-nF3kFHcJ_DKqSXuyiHdRx5UFnY_O73bxnZPG7axRylRJrO56Fl_g4gp0JEH4FIznlHgbRXOAsmLotZoxiJtKgA7vw3eSBAMs9/s1600/sempre-alerta04.jpg)
Em todas as esferas, todos os membros do movimento escoteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saúdam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar. A saudação também é realizada para cumprimentar autoridades, durante cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. A posição dos dedos, é a do sinal escoteiro, mas ligeiramente de lado a frente da testa.
SINAL ESCOTEIRO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVWJ7IYeJTgSMnaFBVOyjpgpcT6ptfXmOaxEqEmN_qOj-aD2uI8FJXd2oKRlxvhGVFlOM3VoJeyVLU67eFRFXdwyUGTwjxJob8ZILTHuij2foSYSwh0BhveMQrpMg75lyO5qwDvrvWxXQM/s400/sempre-alerta03.jpg)
Com os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escoteira ( Deus, Pátria e o Próximo), e o polegar se sobrepondo ao mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco.
A FOR DE LIS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNYp8yIhv1k5ZZoV8S7shfVcF2FJ-C2iKcN2517YQJKhjp1DY70YRNHDJWpab6TPvu6ohSd2RkN3Qa6yKGZAsWgnxaC7KfBV2hIGHj5zB6x0YMmTlAxQYTFZspPolgO5Z3oBxCjjtIgEE5/s200/simbolo_escoteiro3.jpg)
A maioria dos escoteiros sabem que a flor-de-lis é o símbolo do Escotismo, mas poucos saberão responder porque esta flor foi escolhida. Então vamos aprender!
Escolhida por Baden Powell, a flor-de-lis pareceu pela primeira vez como símbolo do Escotismo em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa, no primeiro acampamento realizado em Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra.
Mas porque B-P escolheu esta flor como símbolo do Movimento que ele havia criado?
Antigamente, a flor-de-lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, B-P chegou à conclusão de que a flor-de-lis representava o sentido de direção;
e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o Escotismo.
Hoje a flor-de-lis representa o Escotismo, identificando todos os países que pertencem à Fraternidade Mundial.
A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional é colocado junto à flor-de-lis. No Brasil, o Selo da República, com circulo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para esse fim. Sob a flor-de-lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, há um nó, cujo objetivo é lembrar a boa ação diária que devemos fazer em benefício de alguém, sem outra recompensa que a de nos sentirmos úteis.
A simbologia da flor-de-lis é toda ela baseada em valores como fraternidade, dever para com o próximo e união.
A propósito, as pétalas que a compõem representam os três dedos da saudação escoteira, que lembram os deveres do Escoteiro para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo. Ilustrando o distintivo de maior graduação no escotismo: ESCOTEIRO DA PÁTRIA, a flor-de-lis representa o ideal de vida de todo escoteiro e resume, em sua imagem, os valores de excelência na vida profissional, no relacionamento com as pessoas, enfim, em todas as atitudes que refletem seu caráter integro e humanitário.
Mas a flor-de-lis representa também o esforço de FAZER O MELHOR POSSÍVEL, o compromisso de ESTAR SEMPRE ALERTA e a alegria de SERVIR; esses três lemas conjugam os ideais do escotismo mundial em suas diversas etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: